Segundo uma lenda o Rugby foi criado em uma partida de futebol em uma escola na cidade de Rugby na Inglaterra graças a Willian Webb Ellis, que por achar que o jogo estava muito parado resolveu pegar a bola nas mãos e cruzar o campo e com isso seus colegas tentaram pega-lo. Existem diversas formas de jogar o Rugby e cada uma dessas formas tem uma numeração de jogadores diferentes e regras diferentes, as formas mais conhecidas de Rugby são o: Rugby Union e o Rugby League.
Regras básicas que utilizo durante as aulas
Na escola eu utilizo uma das diversas formas de se jogar o Rugby chamado do Touch Rugby, adaptando algumas regras é claro. No Touch Rugby o objetivo não é derrubar o adversário com a bola, mas apenas tocar no adversário com a bola (como se fosse um pique-pega). Nas partidas eu utilizo a bola de futebol.
Outras regras:
- A bola não pode ser jogada para a frente ela só pode ser passada para o lado e para trás.
- O jogador que não estiver com a bola não pode ser tocado.
- Se tocarem o advrsário sem a bola ou em caso de excesso de contato é marcado falta, que será cobrada com um chute ao gol (jogo em uma quadra de futsal)
- Para marcar um ponto um time tem que cruzar com a bola na mão até o outro lado da quadra e tocar a bola no chão tendo contato da mão na bola ou através de um chute ( no meu caso ao gol).
- Se a bola sair pelos lados da quadra é cobrado o lateral
Para aqueles que querem ter mais informações sobre as regras no link abaixo você pode encontrar uma apostila que fala mais sobre as regras, tática e fundamentos do Rugby Union.
APOSTILA RUGBY UNION
E especialmente para os professores achei uma apostila que ensina o TagRugby que utiliza um material especial (Tag) para jogar, diminuindo a intensidade dos contatos físicos. Entretanto esse material pode ser adaptado através do uso de TNT ou barbante.
Referências
http://www.infoescola.com/esportes/rugby/
http://www.sharklion.com/proyectos/cbru/main/Download/guia_para_principiantes_do_rugby_union.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário