Ginástica Artística
Não se pode afirmar que a ginástica foi criada na Grécia, entretanto foi na Grécia onde a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do individuo, sendo usada na educação de seus moradores. Exercícios físicos eram motivo de competição entre os gregos.
A prática da ginástica caiu em esquecimento com o domínio dos romanos, os romanos eram mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras (Lutas de gladiadores no Coliseu).
Durante a sangrenta Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e o seu aproveitamento esportivo ressurgiu na Europa apenas no inicio do século XVIII. Foram então criadas a escola Alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base de aparelhos). Elas influenciaram o desenvolvimento do esporte, em especial o sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852).
Modalidades
A ginástica artística (olímpica) baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos.
Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobrea mesa, argolas e solo.
As mulheres disputam exercícios de solo(com fundo musical) salto sobre a mesa (1,25 m de altura), paralelas assimétricas(de 2,50 m e 1,70m de altura), e trave de equilíbrio(de 10 cm de largura e 5 metros de comprimento).
Ginástica Rítmica
A história da Ginástica Rítmica começa um pouco mais tarde que a da Ginástica Artística. Este tipo de atividade física aposta mais na elegância e na beleza do que no esforço e na resistência. A outra diferença importante entre a ginástica ritmica e a ginástica artistica baseia-se na forma de utilização dos equipamentos, que são complementos dos movimentos na primeira e suporte para as acrobacias na segunda. Neste sentido, a pontuação na Ginástica Rítmica baseia-se não só na execução correta dos movimentos, mas também na graciosidade das atletas, pois este esporte está reservado apenas as mulheres. A Ginástica rítmica já era praticada desde os finais da I Guerra Mundial, embora sem as mesmas regras atuais.
Equipamentos
Os equipamentos usados na Ginástica Rítmica são: arcos, fitas, bolas e maças.
Ginástica Localizada
A Ginástica Localizada teve sua criação a partir da Ginástica de Academia, em 1930, no estado do Rio de Janeiro. Segundo estudos, a primeira academia de ginástica foi criada aproximadamente em 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob comando da Profª Gretch Hillefeld,que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às características do povo brasileiro.Os primeiros professores de ginástica de academia eram estrangeiros, com isso os primeiros trabalhos sofreram grande influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, ballet e da dança moderna. Com o passar dos anos, foram feitos trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro.
Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_art%C3%ADstica#Hist%C3%B3ria_e_evolu%C3%A7%C3%A3o
Nenhum comentário:
Postar um comentário