Pesquisa

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Jogos populares - texto 6º Ano 1º Bimestre


Também chamados de jogos regionais ou tradicionais, eles são praticados com maior frequencia pelas crianças das classes populares e média no convívio entre seus pares. Constituiem-se em importantes formas de manifestações lúdicas, que ocorrem geralmente em: ruas, quintais, pátios escolares e terrenos baldios. 
A passagem do conhecimento sobre esses jogos acontece de geração para geração criando uma espécie de crsitalização, pois na essência são sobrevivencias de formas de jogos de épocas passadas abandonadas pelos adultos e recuperadas pelas crianças. Os jogos populares são formas de estabelecer um elo entre culturas diversas e viver no corpo a memória de várias gerações.
Reis, plebeus, imperadores, índios, chefes de estado e etc; todos um dia tiveração aproximação com os jogos populares. Jogos e brincadeiras como pião, a amarelinha, bolinha de gude entre outras tantas fizeram parte da história de vida de todos nós o que faz destes jogos um importante patrimônio cultural da humanidade.
Quem ensinou quem a jogar é algo difícil de dizer, mas de uma forma ou de outra a tradição pelo jogo "ainda" permanece.
Ex: O pião existe há pelo menos desde o século 5 antes de Cristo, quando foi registrado pelo poeta Grego Calímaco como um brinquedo infantil muito popular na época.
Os jogos populares possuem denominações diferentes em função da área geográfica onde são praticados. Não existe a terminologia correta e a errada.
Muitas expressões de jogos populares como, por exemplo: esconde- esconde, amarelinha, pega-pega, são encontrados em diferentes regiões do mundo. (Europa, EUA, e outros).
São características marcantes dos jogos populares o uso de material de fácil acesso. (madeira, sobras da indústria, produtos caseiros, produtos de baixo custo e etc)
Ex: cabra-cega é um jogo que aparece em quase todos os países. Tem seu registro próximo ao terceiro século antes de Cristo entre os romanos, com o nome de Murinda. Na Alemanha ela recebe o nome de Vaca-cega, na Espanha - galinha-cega, EUA - Blindman's Buff
Outra fonte de origem dos jogos populares são os contos regionais que servem para uma melhor compreensão  das relações humanas em geral e da cultura do passado, reconhecendo-se o valor atribuído ao lúdico nestas relações.

JOGOS POPULARES NO BRASIL


No Brasil é difícil precisar a origem dos jogos populares, reconhece-se a forte influência européia dos colonizadores portugueses e imigrantes que se localizaram mais ao sul do pais. O conjunto de influências dessas culturas parece ser a causa das diferentes denominações em que um mesmo jogo recebe dependendo da localização geográfica em nosso território.  Quanto a influência da cultura indígena, ficou no brasileiro o gosto pelos jogos e brinquedos imitando animais.


A Pipa
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.

Bola de gude
A origem exata dos jogos com bolas de gude não é clara, mas os relatos e registros históricos, arqueológicos e culturais sugerem que o hábito é muito antigo. As primeiras notícias são do ano 3.000 a.C.: bolinhas foram encontradas em túmulos egípcios dessa época, segundo o pesquisador Roberto Azoubel. As primeiras bolas de gude não eram de vidro. Romanos brincavam com nozes. O mais usado atualmente é o vidro.
Foi com bolas de vidro que a brincadeira chegou ao Brasil, trazida pelos colonizadores portugueses. O nome “gude” vem de “gode”, que se referia a pequenas pedras arredondadas. Também eram de vidro as bolinhas de gude usadas pelos norte-americanos, que importaram a brincadeira dos colonizadores ingleses.

Amarelinha
Essencialmente feminino nas suas origens, a amarelinha marcou a infância de gerações de mulheres. Reconhecida como ferramenta útil ao aprendizado, essa limitação foi quebrada e ao menos nas escolas, todas as crianças menores jogam.

O nome da brincadeira na verdade não tem nada a ver com a cor. A palavra veio do francês, “marelle”, que aos ouvidos portugueses soava como diminutivo de amarelo, amarelinha. A palavra original se referia a um pedaço de madeira, ficha de jogo ou pedrinha. Esses objetos eram usados no jogo para marcar o progresso do jogador.

Essa é só uma das denominações dadas à brincadeira. Em Portugal, por exemplo, a brincadeira é conhecida como Jogo da Macaca. Já em Angola é Avião ou Neca. No Brasil, conforme a região ganha nomes tão variados como, Pular Macaco (Nordeste), Academia (Rio de Janeiro), Casa da Boneca (Ceará), Sapata (Rio Grande do Sul) ou Maré (Minas Gerais); mas é como amarelinha mesmo que ela ficou mais conhecida.

Peteca
Segundo os registros do passado, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação, junto aos seus cantos, suas danças e sua alegria.
O jogo de Peteca guarda certas semelhanças do voleibol e do Badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um campo dividido por uma rede. O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com mão. A popularidade da peteca como jogo de tempo livre tem crescido constantemente em alguns países europeus, como a Alemanha, onde, para o esporte, existem três federações diferentes.


<< PLANEJAMENTO                                                                                            ATIVIDADES >>



Nenhum comentário:

Postar um comentário