O
vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895
por William George
Morgan nos Estados Unidos
da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação
Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem
contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.
Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette,
mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador
do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942
aos 72 anos de idade.
Equipes
Para se jogar voleibol
são necessários 6 jogadores em cada equipe, sendo 6 jogadores suplentes.
Quadra
É retangular, com a
dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável,
conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores:
masculino -2,43 m; femininos 2,24 m).
Partida Cada partida é dividida em sets
que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também
uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário -
caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor
será aquele que conquistar primeiramente três sets.
Como
o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida
de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe
o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15,
e não 25 pontos. Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de
dois pontos com relação ao placar do adversário.
As
substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo seis por set.
Os
seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo. No
sentido do comprimento, três
estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo; e, no sentido da largura, dois estão mais próximos da
lateral esquerda; dois, do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas
posições são identificadas por números: com o observador postado frente à rede,
aquela que se localiza no fundo à direita recebe o número 1, e as outras
seguem-se em ordem crescente conforme o sentido anti-horário.
Diversas situações são
consideradas erros:
- A bola toca em qualquer lugar exceto em um dos doze
atletas que estão em quadra, ou no campo válido de jogo ("bola
fora").
- O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola
("dois toques").
- O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este
movimento é denominado "carregar ou condução".
- A bola é tocada mais de três vezes antes de retornar
para o campo adversário.
- O jogador encosta na borda superior da rede.
- O jogador bloqueia o saque adversário.
- O jogador saca quando não está na posição 1.
- O jogador toca a bola no espaço aéreo acima da quadra
adversária em uma situação que não se configura como um bloqueio
("invasão por cima").
- O jogador toca a quadra adversária por baixo da rede
com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os pés ("invasão por
baixo").
- O jogador leva mais de oito segundos para sacar
- No momento do saque, os jogadores que estão na rede
pulam e/ou erguem os braços, com o intuito de esconder a trajetória da
bola dos adversários. Esta falta é denominada screening
- A não ser no bloqueio. O toque da bola no bloqueio não
é contabilizado.
Fundamentos
Saque
marca o início de uma
disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de
sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o
espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversária. Seu principal
objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola.
Manchete
É uma técnica de
recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e
estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de
baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna
seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no
movimento.
Levantamento é normalmente o segundo contato de um
time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a
permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.
A exemplo do passe, pode-se distinguir
o levantamento pela forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como
"levantamento de toque" e "levantamento de manchete".
Ataque O ataque é, em geral, o terceiro
contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar
na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar
o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"),
salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso
para a bola no momento do contato.
Bloqueio
refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da
quadra (posições 2-3-4) e que têm por objetivo impedir ou dificultar o ataque
da equipe adversária. Elas consistem, em geral, em estender os braços acima do
nível da rede com o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a
velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente.
Rodízio
Basicamente a quadra é dividida em zona de ataque e zona de defesa, a zona de ataque é demarcada por uma linha onde ficam os jogadores nas posições 2-3-4; os jogadores da zona defensiva são as posições 1-6-5. O rodízio é feito quando uma equipe ganha o rally e recupera o direito ao saque, sempre no sentido horário, onde o jogador da posição 2 vai para o saque na posição 1, o jogador que estava na posição 1 vai para a posição 6, o jogador da posição 6 vai para a posição 5, o jogador da posição 5 vai para a posição 4, o jogador da posição 4 vai para a posição 3, o jogador da posição 3 vai para a posição 2.
Funções dos jogadores
Levantador - geralmente é o segundo a tocar na bola preparando a bola para o ataque.
Líbero - geralmente é um jogador de menor estatura, ele joga com uma camisa diferente. É um jogador expecialista em defender, ele não saca, nem bloqueia e não ataca. (posição 6)
Central - geralmente são jogadores bem altos, tem a função de realizar o bloqueio e os ataques rápidos no meio da quadra. (posição 3)
Oposto - é o jogador especialista em ataque que se posiciona na posição oposta ao levantador. (posição 2 ou 4)
Ponta - são os jogadores que jogam nas laterais da quadra, eles podem executar funções de ataque e defesa,ou serem especialistas em uma determinada área. (posições 1 e 6)
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