Pesquisa

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Jogos olímpicos

 A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem em um país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.  

Origem dos jogos Olímpicos

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos, por volta de 2500 A.C. Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Os jogos olímpicos eram tão importantes que os gregos paravam as guerras para participar das olimpíadas.

Os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção da saúde.

As mulheres e os escravos eram proibidos de participar dos jogos olímpicos na Grécia Antiga.

Jogos olímpicos e política

Nas olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou 4 medalhas de ouro.

Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016

A olímpiada é m evento que traz diversos benefícios como por exemplo aumento no número de turistas que vem ao país que é sede, entretanto também traz algumas coisas ruins como: expulsão de moradores de áreas que serão usadas nos jogos, os investimentos não são aplicados em todos os lugares da cidade e ocorrem muitos casos de desvios de dinheiro público por parte de políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário