Pesquisa

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Capoeira


Origem

A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares

No início do século 19, no Rio de Janeiro, bandidos e malfeitores eram chamados de capoeiras, como registrou o escritor Manuel Antônio de Almeida, em "Memórias de um Sargento de Milícias". Em 1888, a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil. Muitos negros libertos não tinham como sobreviver e acabaram na marginalidade. Em Salvador, chegaram a organizar gangues e provocar rebeliões. Durante muito tempo a capoeira foi considerada uma prática violenta, por isso mesmo, a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Existem vários estilos de capoeira, sendo 3 os principais:

Capoeira Angola – é a mais antiga, da época da escravidão. Suas principais características são: os golpes são jogados próximos ao chão, o ritmo musical é mais lento e há muita malícia. Durante a roda os participantes não batem palmas.

Capoeira Regional – Mantém a malicia, mais o ritmo musical e os movimentos são mais rápidos e secos. Acrobacias são menos utilizadas. Durante a roda os participantes batem palmas.

Capoeira Contêmporanea – Mais praticado atualmente, esse estilo une algumas caracteristicas da Capoeira Angola e Regional. 

Em 26 de novembro de 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história. No dia 3 de agosto é comemorado o Dia do Capoeirista.

https://www.infoescola.com/artes-marciais/capoeira/

https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/capoeira-origem.htm?cmpid=copiaecola

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Jogos olímpicos

 A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem em um país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.  

Origem dos jogos Olímpicos

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos, por volta de 2500 A.C. Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Os jogos olímpicos eram tão importantes que os gregos paravam as guerras para participar das olimpíadas.

Os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção da saúde.

As mulheres e os escravos eram proibidos de participar dos jogos olímpicos na Grécia Antiga.

Jogos olímpicos e política

Nas olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou 4 medalhas de ouro.

Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016

A olímpiada é m evento que traz diversos benefícios como por exemplo aumento no número de turistas que vem ao país que é sede, entretanto também traz algumas coisas ruins como: expulsão de moradores de áreas que serão usadas nos jogos, os investimentos não são aplicados em todos os lugares da cidade e ocorrem muitos casos de desvios de dinheiro público por parte de políticos.

Benefícios da atividade física

 O que é atividade física?

Qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.

Benefícios da atividade física

1- ajuda a controlar o peso corporal;

2- ajuda a manter a saúde dos ossos, articulações e músculos;

3 - reduz o índice de quedas em idosos;

4- diminui os sintomas da depressão e ansiedade;

5- reduz o risco de infarto;

6- diminui o colesterol;

7- ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já tem hipertensão;

8- diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2;

9- reduz o estresse.

Não são necessárias varias horas ou grandes intensidades de exercícios para aproveitar as vantagens da atividade física, é necessário que a prática seja constante, 5 ou mais vezes na semana, assim combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

A falta de atividade física pode prejudicar a saúde, evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão ajudando a manter sua saúde

Sedentarismo

É a falta de atividade física suficiente para o corpo.

Obesidade

A obesidade é uma doença que junto do fumo são as duas maiores causas de morte que poderiam ser prevenidas. São vários os fatores que podem provocar a obesidade dentre eles: má alimentação, sedentarismo e genética.
Uma das formas para se diagnosticar a obesidade é através do cálculo do IMC (índice de nassa corporal)
Fórmula para o cálculo do IMC
Peso (KG)/Altura (M)²

Resultados
Menor que 18,49 - abaixo do peso
18,50 até 24,99 - peso ideal
25,00 até 29,99 - sobrepeso
30,00 até 34,99 - obesidade 1
35,00 até 39,99 - obesidade 2
Maior que 40,00 - obesidade 3 

É considerado obeso aquele que possui um IMC maior que 30.

Como escolher um exercício

Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a mesma pessoa sente em realiza-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.

Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.

Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.

Cuidados quando for fazer exercícios

1-Uso de roupas e calçados adequados;
2- Ingestão de grandes quantidades de líquidos, antes do exercício;
3- Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem;
4 - Iniciar as atividades de forma lenta e gradual;
5 - Não fumar
6 - Alimentar-se até duas horas antes da atividade;
7 - Respeitar os limites pessoais;
8- Informar qualquer sintoma ao médico.

Atividade física e jovens

Nesses grupos, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual e favorecem um melhor desempenho escolar e melhora no convívio social.

Atividade física e idosos

Com o avanço da idade, há uma redução de: capacidade cardiovascular, massa muscular, força e flexibilidade. Se o idoso praticar uma atividade física os efeitos negativos da velhice poderão ser diminuídos.
Antes do início da prática de exercícios físicos, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames.

 




quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Primeiros socorros


São os cuidados simples e imediatos prestados a uma pessoa ferida até a chegada da ajuda profissional. 

Urgência: estado que necessita de encaminhamento rápido ao hospital..

Emergência: estado grave, que necessita atendimento médico embora não seja necessariamente urgente.

Sinal: é a informação obtida a partir da observação da vítima.

Sintoma: é a informação a partir de um relato da vítima.

Omissão de socorro

É deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal.

O que fazer ao observar um acidente:

1 - Sinalizar o local
Sinalizar o local do acidente para proteção da vítima e para evitar outros acidentes.

2 - Solicitação de auxílio
Chame o socorro (SAMU - 192, Bombeiros - 193). Informando o estado da vítima.

3 - Avaliação do ambiente
Ver se o ambiente é seguro para você realizar o atendimento, não colocar sua vida em risco para salvar uma outra pessoa, e afastar os curiosos.

ABC da vida

A- Desobstruir as vias aéreas
Abrir a boca da vítima e retirar objetos estranhos e posicionar corretamente a cabeça da vítima com o queixo levemente erguido.

B- Verificar a respiração
Ver, ouvir e sentir o ar durante a respiração da vítima.
 
C- Verificar a circulação 
Verificar o pulso, podendo ser através do pulso radial ou carotídeo. Caso houver sangramento ele deve ser contido.

Hemorragia - é a perda de sangue devido o rompimento de uma veia ou artéria.
a) Hemorragia externa - são visíveis o sangue verte para fora do corpo
Procedimentos: aplicar curativo de gaze ou pano limpo sobre ferimento e pressionar, se o ferimento for em algum membro erguer o membro ferido e não trocar o curativo.   

b) Hemorragia interna - ocorrem em órgãos internos. Os sinais são: pulso fraco, pele fria e pálida, mucosas dos olhos e da boca brancas, mãos e dedos arroxeados, sede, tontura e inconsciência.
Procedimentos: a vítima deve receber o atendimento  o mais rápido possível, colocar uma bolsa de gelo sobre o local do trauma e não dar líquidos a vítima.

Obs: em caso de ferimento onde o objeto fique encravado na vítima, não devemos retirar o objeto que está encravado.

Desmaio - perda passageira dos sentidos.
Procedimentos: deitar a vítima, afrouxar as roupas, elevar as pernas  da vítima, ficar atento aos sinais vitais e se a vítima estiver a muito tempo sem voltar do desmaio acionar o resgate.

Convulsões - são contrações involuntárias e descontroladas de vários músculos do corpo, costuma durar alguns minutos.
Procedimentos: afastar objetos próximos e proteger a cabeça da vítima e não tentar impedir os movimentos convulsivos.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Star_of_life2.svg


domingo, 2 de agosto de 2020

App gratuito para calcular somatório e média final


Foi lançado hoje app gratuito para ajudar professores a calcular a média final o somatório das notas  de seus alunos.  O app é prático leve e ajuda os professores nessa missão que acontece todo final de ano para calcular as médias dos alunos, ele pode ser baixado pela Play Store e tem o tamanho de apenas 6 megas. Baixem compartilhem e comentem para ajudar na divulgação do trabalho.

domingo, 12 de julho de 2020

Cabra cega

Material: pano para servir venda e uma garrafa pet.
Execução: A pessoa vendada será colocada a certa distância da garrafa. O Objetivo é tentar encontrar a garrafa no menor tempo possível.

 

domingo, 5 de julho de 2020

domingo, 28 de junho de 2020

Aula Educação Física Semana 7


Atividades:


Vôlei com bexiga

Material: um barbante para ser usado como rede, uma bexiga e dois objetos para demarcar os campos.
Execução: prender a rede a uma altura adequada ao tamanho dos jogadores. O objetivo do jogo é não deixar a bexiga cair do seu lado do campo sem jogar a bola fora do campo adversário e sem jogar a bola por baixo da rede.


Boliche

Material: 1 bola, 3 objetos para serem os pinos
Execução: lançar a bola e tentar derrubar todos os pinos.


Estafeta drible com a mão

Material: bola e 2 objetos para demarcar o espaço.
Execução: Se deslocar no espaço demarcado executando o drible com a mão. Se tiver dificuldade, podem ser usadas as duas mãos.


Corrida tipo suicídio

Material: 4 objetos para delimitar o espaço
Execução: partir do primeiro ponto demarcado até o segundo ponto, voltar ao primeiro ponto e depois partir para o terceiro ponto e voltar ao primeiro ponto, depois de tocar o primeiro ponto ir até o último ponto e voltar ao primeiro.


domingo, 21 de junho de 2020

Aula Educação Física Quarentena semana 6


Atividades:
Alongamentos

Boliche com o pé

Material: garrafas e bola
Execução: colocar a bola a certa distância das garrafas e chutar a bola tentando derrubar o máximo de garrafas de cada vez. Cada jogador tem 3 chances.

Futvôlei com bexiga

Material: barbante, 2 objetos para demarcar o campo e bexiga
Execução: marcar um espaço para ser o campo, prender o barbante até certa altura para ser a rede. o objetivo do jogo é lançar a bexiga por cima do barbante sem deixar que a bexiga cai no chão. 




domingo, 14 de junho de 2020

Aula Educação Física Quarentena semana 5


Atividades:

Andar na corda

Material: corda
Execução: andar sobre a corda na ida de frente e na volta andar de costas sem pisar fora da corda.

Estafeta equilíbrio

Material: livro ou revista e m material para demarcar o espaço da atividade (garrafa pet, cone e etc)
Execução: Se deslocar pelo espaço delimitado com o livro na cabeça de frente e voltar de costas sem deixar o livro cair no menor tempo possível.

Pular corda

Material: corda
Execução rodar a corda com os braços e pular o máximo que conseguir.

domingo, 7 de junho de 2020

Coordenação motora fina - definição


Definição
É a capacidade de usar pequenos músculos através de movimentos delicados, como por exemplo: escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar, desmontar, abotoar e desabotoar.


Fonte:

Aula Educação Física Quarentena - semana 4



Tema:
Coordenação motora fina

Estafeta corrida bolinha na garrafa


Material: bolinha de gude, garrafa pet e objetos para demarcação do espaço.
Execução: demarcar o espaço para corrida, em uma das extremidades colocar as bolinhas e na outra colocar a garrafa. O aluno irá correr pegar a bolinha de gude e colocar a bolinha dentro da garrafa, voltar e pegar fazer a mesma coisa com todas as demais bolinhas. Vence quem fizer isso em menor tempo.   


Triângulo

Material: bolas de gude, material para desenhar o triângulo no chão.
Execução: será desenhado o triângulo no chão e colocadas bolas de gude dentro do triângulo, as pessoas que estiverem jogando terão que acertar as bolinhas que estão dentro do triângulo sem que a bola que esteja jogando fique dentro do triângulo, quem tirar mais bolinhas do triângulo vence. Se sua bolinha ao acertar as bolas do triângulo ficar dentro do triângulo, o jogador perde a vez e não conquista as bolinhas retiradas do triângulo nessa jogada.


Pescaria

Material: cabo de vassoura, elo de chaveiro (pedaço de arame), pregador e barbante. 
Preparação 
Peixe
Deve-se pegar o pregador e envolver com o barbante, de forma que o pregador prenda o barbante.


Vara
Pegar o cabo de vassoura e prender o barbante na ponta, na ponta do barbante prender o elo de chaveiro.

Execução: Com a vara deve-se tentar pegar o maior número de peixes no menor tempo possível.

 

Pega-vareta



Material:
jogo de pega vareta (alternativas: lápis ou palito de fósforo)
Execução: as varetas serão juntas e deixadas cair no chão, cada pessoa deve tentar pegar o máximo de varetas possíveis sem mexer nas demais, se mexer nas outras varetas sem ser a que você está pegando você perde a vez. Vence quem pegar mais varetas.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Ginástica 8ºano


Ginástica Artística
Não se pode afirmar que a ginástica foi criada na Grécia, entretanto foi na Grécia onde a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do individuo, sendo usada na educação de seus moradores. Exercícios físicos eram motivo de competição entre os gregos.
A prática da ginástica caiu em esquecimento com o domínio dos romanos, os romanos eram mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras (Lutas de gladiadores no Coliseu).
Durante a sangrenta Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e o seu aproveitamento esportivo ressurgiu na Europa apenas no inicio do século XVIII. Foram então criadas a escola Alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base de aparelhos). Elas influenciaram o desenvolvimento do esporte, em especial o sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852).

Modalidades
A ginástica artística (olímpica) baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos.
Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobrea mesa, argolas e solo.
As mulheres disputam exercícios de solo(com fundo musical) salto sobre a mesa (1,25 m de altura), paralelas assimétricas(de 2,50 m e 1,70m de altura), e trave de equilíbrio(de 10 cm de largura e 5 metros de comprimento).

Ginástica Rítmica
A história da Ginástica Rítmica começa um pouco mais tarde que a da Ginástica Artística. Este tipo de atividade física aposta mais na elegância e na beleza do que no esforço e na resistência. A outra diferença importante entre a ginástica ritmica e a ginástica artistica baseia-se na forma de utilização dos equipamentos, que são complementos dos movimentos na primeira e suporte para as acrobacias na segunda. Neste sentido, a pontuação na Ginástica Rítmica baseia-se não só na execução correta dos movimentos, mas também na graciosidade das atletas, pois este esporte está reservado apenas as mulheres. A Ginástica rítmica já era praticada desde os finais da I Guerra Mundial, embora sem as mesmas regras atuais.
Equipamentos
Os equipamentos usados na Ginástica Rítmica são: arcos, fitas, bolas e maças.

Ginástica Localizada

A Ginástica Localizada teve sua criação a partir da Ginástica de Academia, em 1930, no estado do Rio de Janeiro. Segundo estudos, a primeira academia de ginástica foi criada aproximadamente em 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob comando da Profª Gretch Hillefeld,que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às características do povo brasileiro.Os primeiros professores de ginástica de academia eram  estrangeiros, com isso os primeiros trabalhos sofreram grande influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze,  ballet e da dança moderna. Com o passar dos anos, foram feitos trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro.
Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_art%C3%ADstica#Hist%C3%B3ria_e_evolu%C3%A7%C3%A3o


domingo, 31 de maio de 2020

Aula Educação Física Quarentena - semana 3


Tema: Lateralidade

Atividades:

OBS: Para ter acesso a explicação de cada atividade, basta clicar em cima do seu nome.

Mata-mata

Material: bolas de gude ou material similar.
Execução: Cada um dos jogadores começa com uma bolinha a uma determinada distância do adversário o objetivo do jogo é tentar acertar a bola de seu com a sua bola. Jogar uma partida com uma mão depois jogar com a outra mão.

Direita esquerda

Material: 3 objetos para demarcar o terreno.
Execução: uma pessoa ficará no comando e falará direita ou esquerda quem ficará entre os 3 objetos deverá pular para o lado indicado pelo colega. É importante que os objetos que fiquem a direita e a esquerda sejam de cores diferentes.


Pula na pedra

Material: objetos para demarcar o terreno.
Execução: o aluno deverá saltar nos lugares indicados. É opcional colocar os objetos que estão do lado direito de uma cor e colocar os objetos que estão do lado esquerdo outra cor.



Estafeta Sinuosa

Material: objetos para demarcação do terreno.
Execução: Passar por entre os objetos sem derruba-lós.


Capacidades Físicas - Texto 9º Ano


Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
Muitas vezes, deficiências em algumas capacidade físicas  podem levar uma pessoa a experimentar dificuldades para participar de certas manifestações da Cultura de Movimento.

É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).
O fato de ser mais veloz, mais  flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível  de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como  vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos anos.


As capacidades físicas podem ser classificadas da seguinte forma:

AGILIDADE
Capacidade de executar movimentos com mudança de direção e velocidade. Essa capacidade física é muito utilizada em esportes como por exemplo o futebol. São exemplos de atividades que trabalham a agilidade:
Ex: Futebol, Basquete e Handebol.

FLEXIBILIDADE
Capacidade de realizar movimentos de alongamento em determinadas articulações com amplitude natural sem que ocorram lesões. São exemplos de atividades que trabalham a flexibilidade:
Ex Ginástica, Yoga e Dança.

FORÇA
Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, tensão essa que ocorre por meio de contrações musculares voluntárias. São exemplos de atividades que trabalham a força:
Ex: Musculação,Levantamento de peso e Strongman.

RESISTÊNCIA
Capacidade de sustentar uma carga baixa por um período mais longo possível sem fadiga. São exemplos de atividades que trabalham a resistência:
Ex: Maratonas, Triatlo e Iron-man.

VELOCIDADE:
Capacidade de executar movimentos cíclicos em sua velocidade máxima. São exemplos de atividades que trabalham a velocidade:
Ex: Corridas de 100m, 200m e Natação 50m,

EQUILÍBRIO:
Capacidade de manter a sua postura sob controle quando colocado em situações adversas. São atividades que trabalham o equilíbrio:
Ex: Slack-line, Ginástica e brincadeiras como Amarelinha.


<< TEMAS >>      << OBJETIVOS >>             

FONTES:

sábado, 30 de maio de 2020

Handebol - regras básicas

Origem
Atribui-se a invenção do Handebol ao Professor Karl Schellenz, da Escola de Educação Física de Berlim na Alemanha, durante a primeira Guerra Mundial. Na época de sua criação o jogo de Handebol era praticado por 11 jogadores de cada lado, igual ao Futebol de campo.
No ano de 1936 o Handebol se torna esporte olímpico, entretanto o Brasil participou dessa modalidade apenas em 1992.

Equipe
É formada por 7 jogadores.

Quadra




Posição dos jogadores
Armador- cria as jogadas de ataque.
Meia - geralmente são mais fortes e altos e possuem um arremesso muito forte.
Ponta - são velozes e ágeis e tem muita técnica e habilidade.
Pivô - seu objetivo é abrir espaço na defesa do adversário.
Goleiro - impedir e os gols sejam marcados.

Regras básicas de jogo

Tiro de 7 Metros
É marcado tiro de 7 metros quando um atleta está para marcar um gol sofre uma falta.

Área do gol
Somente o goleiro pode ficar na área de gol. Se um jogador tocar os pés dentro da área antes de lançar a bola esse jogador perderá a posse da bola.

Tiro livre
Os tiros livres são marcados sempre que houver uma falta.

Lançamento lateral
É batido quando a bola sai pela lateral da quadra.

Manejo de bola
O jogador pode dar 3 pessoas com a bola na mão sem quicar. O jogador pode também se deslocar pela quadra quicando a bola.

Bola ao ar
Quando ocorrer uma interrupção na partida, sem falta ou quando ocorrer uma falta simultânea de jogadores dos dois times.   

domingo, 24 de maio de 2020

Aula Prática 2º seguimento Educação Física Quarentena


Os alunos que tem restrição médica para a prática de exercícios físicos não devem executar esses exercícios. Os alunos que não tem costume de executar atividades físicas devem executar os mesmos de forma cautelosa e sempre que sentir dor durante a prática de um determinado exercício deve suspender sua prática. Deve-se ter muita atenção com a postura e respiração. Deve-se executar os exercícios em dias alternados.

Exercícios

Agachamento 1 ou 2 séries de 10 repetições
Flexão de braço 1 ou 2 séries de 10 repetições  
Abdominal supra 1 ou 2 séries de 20 repetições
Prancha 1 ou 2 séries de 30 segundos
Alongamento 20 segundos cada movimento


Obs: Os alunos não precisam gravar vídeo e enviar. Com relação a respiração não se deve prender a respiração durante os exercícios. Cada exercício tem um vídeo para demonstrar o movimento, para ter acesso basta clicar no nome do movimento logo acima.

Prancha


Flexão de braços


Abdominal supra


Agachamento


Bola ao alto

Material: bola
Execução: jogar a bola pra cima e bater palmas e agarrar a bola, jogar a bola ao alto e tocar o chão, jogar a bola ao alto e girar sem deixar a bola tocar no chão (pode-se acrescentar outros exercícios como o salto). Para aumentar a dificuldade pode-se juntar mais elementos em cada jogada. Ex: jogar a bola para o alto bater palma e tocar no chão e pegar a bola antes da bola cair. 

Desafio das bexigas

Material: bexigas
Execução: manter as bexigas no ar sem deixar tocar no chão usando apenas as mãos. Para aumentar a dificuldade pode-se usar mais bexigas.

Bola ao cesto

Material: cesto ou balde e bola.
Execução: lançar a bola dentro do balde. quem acertar joga de mais longe até errar ganha quem acertar de mais longe
 

Estafeta condução de bola com a mão

Material: bola e dois objetos para demarcar o trajeto.
Execução: se deslocar dando tapas na bola e contornar o percurso. Repetir o mesmo percurso com a outra mão.


quarta-feira, 20 de maio de 2020

Prefeitura de Itaguaí divulga calendário de pagamento.


Comissão da Câmara de Itaguaí aprova suspensão do ano letivo de 2020


Em sessão remota, os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça aproaram o projeto do vereador Willian Cézar, que impede que qualquer forma de ensino que não o presencial conte como ensino regular, com isso essa forma EAD de ensino será apenas computado como atividade extra curricular.
Essa suspensão durará enquanto durar a pandemia de COVID-19.
Para entrar em vigor esse projeto deverá passar por outras comissões na casa.


Segue a integra do projeto.



 

terça-feira, 19 de maio de 2020

Prefeitura de Nova Iguaçu volta atrás com relação a retirada das dobras de carga horária.


A prefeitura de Nova Iguaçu através de um ofício tinha retirado a dobra de carga horária dos professores que fazem parte da rede, o que gerou muita repercução netativa. Em documento enviado a funcionários a administração voltou atrás e vai manter as dobras nesse período de quarentena.


domingo, 17 de maio de 2020

Embaixadinha com bexiga

Material: bexiga
Execução: tentar manter a bola no alto por mais tempo sem deixar a bexiga tocar no chão usando todas as partes do corpo menos as mãos. Vence aquele que deixar a bola mais tempo no alto.
Objetivo: desenvolver a coordenação motora grossa e esquema corporal.

Estafeta condução de bola

Material: bola e dois objetos para demarcação do espaço.
Execução: o aluno deverá conduzir a bola com um dos pés da forma que quiser e contornar os objetos que demarcam o espaço. O exercício deverá ser executado de duas a três vezes.



Estafeta - corrida

Material: dois objetos para usar na marcação do espaço de corrida (garrafa pet, chinelo e etc), quintal e cronômetro ou relógio.
Execução: executar a corrida de um ponto ao outro. será marcado o tempo um minuto de corrida por dois minutos de descanço, podendo ser repetido de duas ou três vezes.

Morto e vivo

É uma brincadeira bem popular com as crianças. uma pessoa fica no comando enquando as demais executam os comandos executados pela pessoa que está no comando. Ao falar morto a pessoa deve abaixar e quando falar vivo a pessoa deve ficar em pé. Quem for errando sai da brincadeira até que fique apenas um que será o vencedor, quem vencer se torna a pessoa que comanda o grupo.


Alongamentos

Os benefícios dos exercícios de alongamentos são diversos como: correção da postura, alívio de dores, relaxamento e liberação de hormônios ligados a sensação de "bem estar". 
Vamos exemplificar alguns exercícios básicos para serem usados durante as aulas de Educação Física com o objetivo de prevenir lesões e preparar o corpo para a atividade que será executada durante a aula.
Será o método estático ativo, onde o aluno executará o movimento e ficará parado na posição final do movimento durante 20 segundos.





Brincadeira Cantada - Batalha do aquecimento

sábado, 16 de maio de 2020

Amarelinha


amarelinha


Material: giz ou qualquer objeto para marcar o chão.
Preparação: desenhar no chão a figura acima. Conseguir um objeto, como uma pedra para ser usada por cada jogador.
Execução: Os jogadores iniciam de antes da primeira, o objetivo do jogo é lançar a pedra e tentar acertar as casas, deve-se iniciar lançando a pedra na casa 1 e vai iniciar pulando nas casas 2 e 3 (sem isar na casa 1). Na volta depois de pular em todas as casas, o jogador vai parar nas casas 2 e 3 e pegar a pedra que está na casa 1, e pular para depois da casa 1. Depois de completar esse percurso sem erro, o jogador deverá jogar a bola na casa 2, igual ao processo feito anteriormente até passar por todas as casas. O primeiro a chegar ao céu ganha. Se o jogador não acertar a casa ao lançar a pedra perde a vez. Se o jogador perder o equilíbrio durante o percurso e tocar o pé fora do espaço delimitado ele perderá a vez e terá que repertir o percurso quando for sua vez novamente.